segunda-feira, 28 de maio de 2012

As sub-regiões do nordeste,

Observe o mapa e acompanhe o estudo sobre as sub-regiões nodestino:



- Zona da mata
A zona da mata ocupa a área litoânea, entre o Rio Grande do Norte e a Bahia. Em relação aos aspectos naturais, essa área não é homogênea e apresentava diversidades internas. Existem áreas onde a mata é espaçada, e outras com mata contínua e densa; na foz de vários rios encontram-se mangues. Entre os vales de rios nas áreas mais elevadas, ondehá solos com certo grau de areia.

- Agreste
O agreste constiui uma região de transição entre a zona da mata e o sertão a diversidade natural. Afinal nas áreas mais elevadas, onde as temperaturas são mais baixas e a umidade do ar mais alta, destaca-se a mata; nas áreasmais secas, a vegetação de caatinga. Nas áreas mais elevadas e úmidas, também são encontrados os brejos, que apresentam característica da zona da mata.

-Sertão
O sertão é o ponto de referência quando se fala do nordeste pelo mundo a fora. A televisão, redes sociais, entre outros aspectos, quando falam em sertão mostra aquele imagem devastada, seca, sem vida, e se esquece que não é bem assim. Dentre as regiões nordestinas, o sertão ocupa a maior área. Não se deve confundir essa sub-região como o polígono das secas, regionalização política e de planejamento inclui o sertão e parte do nordeste. O sertão se caracteriza pelo clima seco, com regime de chuvas dividido em duas estações: a chuvosa, entre os meses de verão e de outono, e outra seca que se estende pelos meses de inverno e primavera.

-Meio Norte


O meio norte compreende extensa área entre o piauí e o maranhão, constituindo uma transição entre o nordeste seco, a amazônia e o cerrado. Predominam os cerrados nas chapadas e as matas de cocais nas baixadas e nas várzeas. A região é banhada por rios caudalosos e perenes que nascem nas áreas mais elevadas das chapadas e correm em direção ao atlântico.

Um comentário: